sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CADEIAS DE PEÕES (3)

A CADEIA DE PEÕES NA ESTRUTURA FRANCESA
Começamos por estudar vários exemplos com cadeias de peões de aberturas produzidas e derivadas do 1.e4, particularmente na Defesa Francesa: Nesta posição abaixo, a ala do rei das brancas indica que elas devem concentrar seu jogo no mesmo flanco. Podendo fazê-lo através do jogo de peças ou também, embora de forma mais frequente com peões por f2-f4-f5 . Enquanto isso, as pretas devem atacar a cadeia de peões adversária na sua base, com .... c7-c5 que é o recomendado por Nimzowitch . No entanto, muitas vezes o ataque das pretas a cadeia peões se faz pelo seu ponto mais avançado com ... f6. Este é um procedimento que tem de ser avaliado muito bem, já que muitas vezes as brancas podem alcançar uma vantagem, obtendo um forte ponto em e5.
Uma cadeia de peões com vértice e5, típica na estrutura de peões da Defesa Francesa.
Alekhine jogando a Defesa Francesa de pretas contra seu grande rival Bogolijubov. As pretas se deram mau por não conseguirem que as brancas tomassem o peão em f6.


ATAQUE AO VÉRTICE DA CADEIA: ... f6
É certo que o jogador pode atacar a base e o vértice da cadeia ao mesmo tempo. Esse ataque é bom quando as brancas não podem manter o ponto "e5". A partida seguinte é um bom modelo do que acabamos de dizer.
Nesta partida Botvinnik joga com impressionante coerência desde o início. É uma verdadeira aula sobre como jogar contra a cadeia de peões.



Viktor Korchnoi é o maior experto no manejo da Defesa Francesa. Veja na partida abaixo o assombroso jogo de Korchnoi jogando a Defesa Francesa Variante Winawer. Korchnoi mina a cadeia de peões das brancas com ... f6.


Partida comentada pelos próprios jogadores lance a lance (Inglês) com legenda em espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário