quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PEÃO DA DAMA ISOLADO (9)

VIRTUDES DO PEÃO DA DAMA ISOLADO
3) ATAQUE NA ALA DA DAMA
Há certos tipos de posições no Peão da Dama Isolado (PDI) que proporciona condições para um ataque na ala da dama. Contra as técnicas de defesas modernas, nem sempre é possível atacar o rei, especialmente se a defesa montar um bloqueio em d5. Para não perder a iniciativa, as ativas peças quando acompanhadas do seu peão isolado, deverão usar o ataque ao ponto de bloqueio, tentado desbloquear seu peão em d4 ou estabilizar a estrutura de peões, trocando em d5. Uma precondição para cada estratégia é a presença de fraquezas das pretas na ala da dama.
3.1) Trocas em d5 e o Duplo PDI
Um efetivo método de organizar um ataque na ala da dama. Se está inadequadamente defendido, a operação de trocas pode ser na casa de bloqueio d5. Neste caso as pretas frequentemente aceitam estabilizar a estrutura de peões( o cavalo de d5 é retomado com o peão) ou terá um pouco efetivo bloqueio do peão ( o cavalo é retomado por outra peça) e permitirá que as brancas desenvolvam sua iniciativa.
A maior rivalidade na história do xadrez, sem dúvida foi o embate entre Kasparov e Karpov em cinco match pelo campeonato mundial. Aqui um exemplo do equilíbrio das batalhas entre os dois, com o tema do PDI.



Ivanchuk realiza nesta partida contra Karpov um ataque na ala da dama típico após as trocas em d5 no PDI.


Agora temos uma interessante partida modelo do nosso GM Rafael Leitão contra Karpov no tema do PDI com o ataque na ala da dama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário