terça-feira, 12 de agosto de 2014

PEÃO DA DAMA ISOLADO (8)

VIRTUDES DO PEÃO DA DAMA ISOLADO NO MEIO JOGO
2) ATAQUE NA ALA DO REI
A vantagem de espaço e o melhor desenvolvimento dão ao possuidor do PDI alternativa de ataque ao rei adversário. Há vários métodos e ideias de ataque ao rei quando se usa o Peão da Dama Isolado, vamos destacar as duas maneiras mais frequentes que são: 2.1) O Ataque combinado usando peças e peões e 2.2) O Ataque somente com com peças na ala do rei.

                                    2.2) O ataque somente com peças na ala do rei.
                                    2.2.3 -A manobra Bd3/b1/a2 das brancas
Mikhail Tal, considerado por muitos como um gênio criativo e o melhor atacante de todos os tempos, ele jogou em um estilo ousado e combinatório. Seu jogo era conhecido acima de tudo pela improvisação e imprevisibilidade. Ele dizia que jogar uma partida de xadrez era como  se estivesse fazendo um poema.



Veja a partida de Tal comentada em inglês.
Nesta partida, Kavalek contra o lendário Larsen fez um exemplo do uso do PDI no ataque ao rei da manobra Bd3/c2/b3/a2 .


Viktor Korchnoi como adepto do PDI, usou com frequência o ataque na ala do rei e a manobra Bd3/b1/a2. Aqui uma partida contra Karpov jogada no match pelo campeonato mundial , 1978, na cidade de Baguio, Filipinas. Na 5a partida já no apuro de tempo, Korchnoi de brancas no 55o  lance não vê um mate forçado, o qual teria permitido uma melhor sorte no match.

Nenhum comentário:

Postar um comentário