sexta-feira, 25 de julho de 2014

PEÃO DA DAMA ISOLADO (3)

SMYSLOV E AS VANTAGENS DO PEÃO DA DAMA ISOLADO
Neste artigo nos concentraremos em partidas com este tema, mas basicamente em partidas jogadas pelo ex-campeão mundial V. Smyslov, que colecionou inúmeras vitórias utilizando este sistema.
O sétimo campeão mundial Vasily Smyslov (1921 - 2010), o melhor jogador dos anos cinquenta era bem conhecido como pioneiro no jogo dinâmico em posições com o Peão da Dama Isolado (PDI). Smyslov foi o primeiro jogador que demonstrou sistematicamente o perigo que pode chegar a ser o Peão da Dama Isolado. Vejamos  nas partidas abaixo, como Smyslov jogava com um Peão Dama Isolado.


Em pe: Lilienthal, Boleslavsky, Makogonov, Bondarevsky, Bronstein 
sentados: Kotov, Smyslov, Botvinnik, Ragosin, Flohr

Partida entre Smyslov e Karpov, Leningrado 1971


O GM Roman Dzindzichashvili comenta esta brilhante partida. (Inglês)

As duas partidas seguintes  fazem parte do encontro dos dois jogadores pelas semifinais do torneio de candidatos e impressionaram muito. Apesar do grande preparo de Z. Ribli, as pretas não conseguiram solucionar seus problemas em nenhuma das partidas e esta variante acabou determinando o resultado do match.



Partida épica comentada em inglês da quinta partida do match Smyslov - Ribli
Smyslov, já em idade avançada, deu uma verdadeira aula de como jogar estas posições com o PDI, desta vez a vítima foi o jovem super grande mestre Ivanchuk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário