terça-feira, 27 de maio de 2014

PEÕES DOBRADOS (6)

PEÃO CENTRAL DOBRADO
Pode ser tanto o peão da coluna "e" como o peão da coluna "d". Desde já podemos dizer que esta é uma situação delicada para ambos os jogadores. A dobrada pode acontecer de várias maneiras. Por exemplo, você pode dobrar o peão na coluna "e" através do peão "f" e/ou do peão de "d". Da mesma forma você também pode dobrar o peão da coluna "d" através do uso do peão "e" ou do peão "c".
Que vantagens e desvantagens há na dobrada destes peões? As desvantagens do peão dobrado central  além de toda a fraqueza de um peão que se dobra, dificulta também a ação de seus próprios bispos, no início do jogo ou mais tarde. Suas vantagens são: facilitar o jogo das torres pelas colunas adjacentes e também controlar as quatro casas centrais. É claro que as desvantagens ultrapassam as vantagens. Os peões dobrados centrais tornam-se  peso morto para quem os têm.

Emanuel Lasker jogando contra Frank Marshall numa partida ilustrativa dos peões dobrados centrais. Depois segue mais dois exemplos de partidas sobre o tema.


Na foto Botvinnik contra Euwe em Nottingham 1936. Abaixo uma partida de Botvinnik contra Euwe em AVRO 1948, para ilustrar o tema dos peões dobrados centrais.

Veja como Botvinnik usou de forma positiva os peões dobrados centrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário