terça-feira, 6 de maio de 2014

PEÕES DOBRADOS (3)

PEÕES ISOLADOS DOBRADOS
Peões dobrados podem ser isolados. Isso aumenta à sua fraqueza, especialmente quando eles estão localizados em um coluna semi-aberta e / ou na borda do tabuleiro. Muitos autores dizem que estes peões são as maiores debilidades que uma estrutura de peões pode ter. 

















Os peões isolados são debilidades menores se estão em uma coluna bloqueada por outro peão inimigo, o que impede que sejam atacados frontalmente pelo adversário. apesar disto os peões dobrados isolados são sempre um grave mal orgânico na partida. Pois há exceções quando se trata de peões isolados dobrados nas colunas centrais "e", "d", "c" e "f". 
Veja na partida abaixo como Petrosian depois da jogada 21 das brancas encontrou uma possibilidade muito sutil para provocar novos problemas ao adversário Fischer no famoso match de candidatos, Buenos Aires em 1971. As pretas obtêm um peão dobrado no centro que não é débil em absoluto, ao contrário possibilita que dominem a coluna "c", recém aberta e ficam em melhor posição graças aos peões centrais que controlam as casas centrais c4 e e4.


Vamos observar dois exemplos de Botvinnik que tenta compensar as debilidades dos peões isolados no centro pelo domínio da coluna "d" e pelo controle da casa d5.

A WIM Alejandra Guerrero comenta as partidas de Botvinnik acima.


UMA AULA DE DAVID BRONSTEIN - 
COMO JOGAR CONTRA OS PEÕES DOBRADOS ISOLADOS
David Bronstein foi um dos melhores jogadores de sua época, que não chegou a campeão mundial por muito pouco, uma vez que empatou no seu desafio a Botvinnik em 1951. Dotado de uma extraordinária imaginação, chegou a criar verdadeiras obras de arte graças ao seu jogo arriscado e combinativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário