quarta-feira, 9 de abril de 2014

DEFESA E CONTRA-ATAQUE (3)

O QUE É UM CONTRA - ATAQUE?

Um contra-ataque pode se referir a duas situações diferentes:1) Você pode combater uma ameaça imediata contra a sua posição, fazendo uma ameaça, que ´seja ainda mais forte do que a ameaça contra você; 2) O lançamento de um ataque em grande escala para combater o plano de ataque de seu oponente. No momento estamos tratando especificamente com a primeira situação - combater uma ameaça contra você com uma forte ameaça imediata . O contra-ataque é uma arma muito poderosa que você deve considerar, naturalmente, quando você está sob ameaça. É possível ser levado a encontrar uma boa defesa e você esquecer a possibilidade de uma oportunidade de contra-atacar. Procurar uma oportunidade de contra-ataque deve ser de fato a sua reação primeira a uma ameaça feita contra a sua posição.
Anand é um excelente jogador intuitivo e também perito nas aberturas, sua defesa é cheia de recursos de contra - ataques, seja táticos como estratégicos.
Procurar lances de contra-ataque deve ser a sua resposta automática a uma ameaça contra você. É natural que tenha medo de uma ameaça contra você o que faz imediatamente você procurar uma defesa adequada ou boa - no entanto este hábito de pensar pode ser a razão pela qual você pode perder uma grande chance de fazer uma jogada de contra-ataque e deixar o seu adversário nocauteado.
O CONTRA - ATAQUE NA ABERTURA
Contra Aronian, Anand fez sua imortal partida. 

Veja esta obra prima de Anand contra Aronian, onde ele rechaça uma investida de ataque de Aronian, de forma contundente e fulminante. 

O MI Fermin Gonzalez comenta esta espetacular partida.

O CONTRA - ATAQUE ESTRATÉGICO
Paco Vallejo, Anand e Shirov num papo descontraído tomando chá. Abaixo duas partidas de Anand que ilustra o contra - ataque estratégico.



Veja o vídeo com Anand comentando a eficácia de sua defesa com o contra jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário