terça-feira, 5 de novembro de 2013

ENTENDENDO O BLOQUEIO (III)

DESTRUINDO O BLOQUEIO
A clara compreensão de temas estratégicos através do estudo cuidadoso dos jogos é de suma importância para jogar bem xadrez. Para mim, um dos livros mais importantes para ler é de Nimzowitsch  "Chess Praxis". Um dos conceitos expostos  é o de bloqueio.  Nimzowitsch conecta bloqueio a outras idéias formuladas por ele: "Profilaxia" e "Bloqueio". ("Profilaxia" entendida como prevenção do contra jogo inimigo/ e "Bloqueio" entendida como controle e prevenção relacionado ao avanço de peões. Ele costumava dizer que a manipulação de um jogo de bloqueio é difícil. Alguns dos conceitos expressos por Nimzowitsch são difíceis de entender. Nimzowitsch afirmou que era muito difícil defender uma estrutura extensa que bloqueia contra as rupturas, mas tão difícil também eram as tentativas enérgicas para quebrar um bloqueio, estando condenados muitas vezes ao fracasso.
Aron Nimzowitsch além de ser um dos mais fortes jogadores da sua época, também foi o maior pensador e reformulador da estratégia do xadrez . Suas obras são as mais lidas até hoje, como "Meu Sistema", "Prática de Meu Sistema" e "Bloqueio."


DUAS IDÉIAS DE KRAMNIK DE COMO DESTRUIR UM BLOQUEIO
A interação harmoniosa de suas peças e a beleza de seu jogo já são lendárias. Ele está sempre em busca de soluções novas e criativas.

Um comentário: