sexta-feira, 12 de abril de 2013

AS GRANDES BATALHAS DA HISTÓRIA - A BATALHA DE FILIPOS



A cidade de Filipos, ou Philippi, já tinha provavelmente várias centenas de anos quando o rei Filipe II, da Macedônia, a fortificou em 356 a.C., para proteger as vizinhas minas de ouro. A cidade situa-se a cerca de 13 quilómetros de distância do porto de Neápolis, a atual Cavala, onde Bruto e Cássio estabeleceram sua base de suprimentos, em 43 a.C.
Os dois generais construíram acampamentos separados para suas legiões, duas milhas a oeste da cidade, cada um em uma montanha, distante 1,5 quilómetro um do outro. Eles escolheram suas posições de modo a poderem controlar a Via Egnatia, a estrada militar de Tessalônica, no leste, para Dyrrhachium (atual Durrës), no oeste, na costa albanesa. Sua posição também era protegida por pântanos. Uma vez completos os acampamentos, construíram fortificações de montanha a montanha, ligando os dois. E lá esperaram pelo triunvirato e seus exércitos.
Na metade do verão de 42 a.C., Marco Antônio e Otaviano enviaram uma força avançada de oito legiões ao longo do Adriático. Liderada pelos generais Lucius Decidius Saxa e Gaius Norbanus Flaccus, essa força passou ao largo de Filipos e ocupou as passagens a leste de Bruto e Cássio, cortando-lhes a possibilidade de receberem reforços e suprimentos por via terrestre de seus partidários no Oriente. Nos últimos dias do verão, António e Otaviano arriscaram-se contra a poderosa frota de 240 navios de guerra de seus oponentes e, dirigidos por fortes ventos, conseguiram trazer com sucesso um segundo comboio para as praias gregas e desembarcaram mais 20 legiões.
Otaviano, que faria 21 anos em 23 de setembro e frequentemente adoecia em sua juventude, ficou seriamente doente durante sua viagem à Grécia. Assim, deixando o rapaz febril em Epidammus para que se recuperasse, António assumiu o controle de suas forças reunidas, e avançou para a Macedônia para confrontar seus inimigos. Encontrando a cidade de Amphipolis ocupada por forças locais amigas, Antônio deixou uma legião lá com sua bagagem mais pesada, continuando a avançar para Filipos.
Na metade de setembro, António chegou marchando em Filipos e, para surpresa de seus oponentes, construiu um acampamento em terreno desfavorável, uma planície poeirenta não muito distante da posição deles. O aflito Otaviano reuniu-se a seu exército dez dias depois, chegando em uma liteira, muito fraco para caminhar. Nesse meio tempo, os dois exércitos tinham começado a se encarar, alinhando-se diariamente para se confrontarem na planície. A cada dia, ambos os lados colocavam 19 legiões e 20 mil cavaleiros em ordem de batalha. Muitas das legiões que se confrontavam na planície de Filipos tinham até recentemente lutado do mesmo lado.
As legiões de Otaviano e Marco Antônio começaram por despedaçar o flanco direito das legiões de Bruto e Cássio, levando com isso à confusão destas últimas e à derrota.
Bruto e Cássio suicidaram-se no fim da batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário