domingo, 20 de junho de 2010

UM CAMINHO PARA APERFEIÇOAR O SEU XADREZ (1)



O que determina o nível de jogo?



Não existe fórmula fácil de dominar uma modalidade de esporte, seja ela qual for, inclusive o xadrez competitivo, que não passe por um árduo trabalho individual para atingir uma meta, que é a melhora no desempenho do seu próprio jogo. Este desempenho esta dependente de quatro fatores:

1o ) Habilidade Natural;

2o )Força de Vontade de Trabalhar;

3o ) Boa Saúde;

4o )Espírito de Luta ou Vontade de Vencer.


O próprio M. Botvinnik , possuía e aplicou os quatros fundamentos que influenciam e determinam a força do jogo no tabuleiro, durante sua vida dedicada ao xadrez. Outros jogadores como Robert Fischer e Garry Kasparov são exemplos vivos que possuem os quatros fundamentos enunciados aqui e que também qualquer jogador que possua estes quatros fatores, com certeza obterá resultados de primeira grandeza no mundo do xadrez.



Um comentário:

  1. Sim, isso é verdade, muitas vezes nos deparamos com pessoas que desejam desenvolver de um dia para o outro, mas não estão dispostas a pagar o preço do trabalho duro. isso me lembra uma frase que certa vez ouvi do ilutre William Douglas (aprovado em 1º lugar em varios concursos públicos)"O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".

    Leandro Soares

    ResponderExcluir